Dê atenção à sua logística de suprimentos


Dê atenção à sua logística de suprimentos

Profissionalismo. Uma palavra que cada vez mais é exigida das transportadoras e operadores logísticos. É preciso buscar capacitação constante, utilizando as melhores ferramentas disponíveis, empresas sérias e com infraestrutura para atender as demandas com segurança e bons resultados.

Fuja dos aventureiros: dominar conhecimentos modernos e oferecer projetos confiáveis para logística de suprimentos exigem know-how e muita dedicação.  Exigem ferramentas de gestão que envolvem todas as operações relacionadas com as funções logísticas que realizadas de modo integrado, podem agregar valor aos serviços oferecidos aos usuários. É o processo de planejar, executar e controlar eficientemente a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários.

Uma pequena diferença no desempenho traz uma enorme diferença nos resultados.
A logística enxuta pode representar grande economia, com segurança e eficácia. Caso contrário, incorremos em riscos adicionais e transtornos. 

Desde o mapeamento das operações, o fluxo das informações, definição de lead times e integração entre o corporativo e as plantas de cada grupo, é necessário um esforço sério de todos para transformar a logística de suprimentos numa ferramenta contra o desperdício e gaps na gestão e estoque dos insumos. Durante a moagem safra das usinas, até o período de entressafra, temos itens estratégicos e a classificação dos fornecedores (por região, por giro, por criticidade). E durante a entressafra, o envio de remessas, transferências e gestão das peças e equipamentos, o planejamento estratégico e a antecipação das demandas são cruciais para obter-se uma logística eficaz, sempre alicerçando as operações em fornecedores que possam corresponder às expectativas e compromissos pactuados, conforme o tamanho de cada conta e projetos implantados.

O objetivo sintetizado é a excelência na cadeia de suprimentos: encurtar distâncias, atuar com agilidade e segurança, conscientizar os usuários/clientes internos e reduzir paulatinamente as incidências de urgências e custos com foco em segurança e resultados que vão bem além da tabela faixa a faixa. Identificar e extrapolar soluções, sempre pautadas na gestão e acompanhamento efetivo da logística de suprimentos, onde a logística insere-se como estratégica no planejamento da instituição e no dia a dia de todos os envolvidos.

Planejar é obter resultados: sugerimos que a usina opte por um parceiro principal para a logística dos fracionados e duas ou mais empresas homologadas para gestão dos siderúrgicos, moendas e periféricos.
Os itens críticos, exemplo: imprescindíveis para a montagem e o cumprimento dos cronogramas de manutenção ou de moagem, devem ter fluxo contínuo, conforme estabelecido nas propostas comerciais e SLA, compromissos assumidos por conta e ou por região, conforme procedimentos firmados, planilhas de input de coletas e links online. A usina precisa ter a quem cobrar. Uma empresa que se responsabilize pelo todo da parte assumida, podendo suprir suas demandas e gestão completas ou parciais, com relacionamento direto com as transportadoras ou via ponte com o operador logístico, neste caso responsável por todos os KPIs e atendimento do dia a dia das demandas gerais do cliente, se reportando para área de logística ou suprimentos.

Várias usinas estão em busca de soluções logísticas e a busca por parceiros capacitados é fundamental, conforme critérios estabelecidos na política de gestão de cada grupo. É por incorporar essa filosofia profissional que a TE Log/ALLGROUP adquiriu renome no mercado e está entre as melhores empresas do país, sendo a maior parceira do setor sucroenergético do Brasil em matéria de logística de suprimentos. 


Todos os direitos reservados - © 2016
Ideia10 - Marketing & Comunicação